terça-feira, 22 de junho de 2010

Conflitos Árabes-Israelenses

Em 1948-1949 eclodiu uma violenta guerra entre Israel e países árabes vizinhos. Israel aumentou seus territórios em 50%. Em 1967 com a Guerra dos Seis Dias, Israel ocupou as terras do Egito, Síria e Jordânia. Em 1973, na Guerra do Yom Kippur, o Egito e a Síria fracassaram ao retomar as suas terras roubadas por Israel, em 1967. Devido ao acordo de Camp David, em 1979, Israel devolveu a Península Desértica do Sinai ao Egito. Mesmo devolvendo suas terras, Israel ainda ocupava terras que, oficialmente, não fazem parte do seu território: Cisjordânia, a parte leste de Jerusalém e a Faixa de Gaza.

A agricultura israelense é baseada no cultivo de abacate, legumes, trigo, batata e etc. Israel possui grandes fazendas de coleta agrícola (os kibutzim) e é famoso pelo seu sistema de irrigação, o que permite cultivar os produtos agrócolas no deserto de Neguev.

Israel possui armamentos atômicos e um exército muito moderno que, ao lado do exército Russo, do Norte Americano e do Vietnamita era considerado uns dos quatro melhores da Terra. Em Israel o treinamento militar é bastante intenso e, tanto homens quanto mulheres, são obrigados a realizá-los. A população está armada a todo momento e pode ser facilmente mobilizada caso ocorra uma guerra.

Desde sua criação, o Israel sofre frequentes guerras e conflitos militares com seus países vizinhos: libaneses, egípcios, sírios, jordanianos e principalmente os palestinos, um povo que foi expulso de seu território para a criação do Estado de Israel, e passou a viver décadas em pequenos acampamentos ou refugiados em países árabes.







Faixa da Gaza













Cisjordânia





Responda:

Desde que foi criado, Israel sofre com os conflitos com seus países vizinhos. Disputas territoriais, econômicas e comerciais.
Que países são estes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário